sexta-feira, 25 de julho de 2008

TIVE QUE VOLTAR!

Já havia postado a minha despedida da semana (curiosamente evocando os sonhos, segundo Shakespeare), quando tomei conhecimento do conteúdo da carta de exoneração de Manoel Aroucha, advogado e militante do PT, que exerceu, no início do atual governo, o cargo de secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Transporte – SETRAN e, em seguida, o de diretor de planejamento do mesmo órgão estadual.
Intitulada “A despedida de um sonho” e dirigida à governadora Ana Júlia e ao secretário Valdir Ganzer, a carta diz muito mais nas entrelinhas do que nas linhas bem escritas.
Quando retornar ao blog apresentarei os meus pontos de vista sobre os sinais emitidos por essa saída, mas principalmente sobre o momento por que atravessa o governo.
Eventuais acusações e insinuações contra o gesto de Aroucha - oriundas do núcleo dirigente do governo - tendem a ser rebatidas por este com veemência.
Até!!!!!!!!!!!!!!!!!!

15 comentários:

Anônimo disse...

poderias publica-la em seu inteiro nesse blog, charles, nos do lado de fora dos bastidores do poder gostariamos d conhecer um pouco desse "debate"

Anônimo disse...

Pelo que ouço, tem muita coisa podre nessa briga, com acusações de ambas as partes e se vier a público o escândalo vai ser muito grande.

David Carneiro disse...

Ei Charles, onde agente pode ver a carta? Abraços...

Charles Alcantara, disse...

A carta está publicada no jornal O Liberal de hoje (25/07).

Anônimo disse...

Uma carta romântica com atitudes incoerentes!

Anônimo disse...

É impressionante como esta dita "esquerda", não tem lealdade. Com companheiros como esse não precisa o outro lado mover uma palha!

Anônimo disse...

Por que será que ele não publicou sua carta desabafo no jornal do grande aliado do PT, Jáder Barbalho ?

Anônimo disse...

Grande companheiro Charles,sempre que fomos ao seu encontro enquanto secretario fomos bem recebido, porém o que se vê hoje é uma política totalmente estalista em um governo que se diz democrático e popular. Tenho mais de 20 anos de militância e infelizmente estou me despedindo do PT, não aguento mais tanto covardia daqueles que se diziam "salvadores" e agora perseguem, humilham se dó nem piedade. O ultimo ato diz respeito ao Sistema de ensino modular, como sempre a secretária de educação continua agindo na surdina e dessa vez foi demais, estamos voltando das férias sem a gratificação em nossos proventos, o argumento é que está gratificação é somente para o deslocamento, porém o ano passado recebemos normalmente a mesma no mês das férias. Companheiro o que dá pra entender é que é muito suspeito isso acontecer em pleno ano de eleição, afinal são mais de 1milhão de reais "economizados", por que essa normativa não foi feita no isso do ano? O certo Charles é que mais uma greve pode acontecer na educação e desta vez o estrago será grande. Abraços Socialistas

Anônimo disse...

Volta, Charles, volta. Mas não pro governo.

Anônimo disse...

Charles, você acha que se fosse o nome do PT para a prefeitura se sairia melhor que o Mario? Digo, em númeor de votos.


Gazolla

Anônimo disse...

Bens de candidata vão de 0 a R$7 mi em 1 ano
A candidata Valéria Pires Franco (DEM) tem o maior patrimônio entre os concorrentes à Prefeitura de Belém, embora no Imposto de Renda de 2006 não tenha declarado nenhum bem. Valéria apresentou à Justiça Eleitoral, este mês, declaração de bens que somam R$ 7 milhões. Ela disse que os bens não apareceram entre 2003 e 2006 porque era vice-governadora e, por sugestão do contador, declarou apenas rendimentos que auferia no cargo. Afirmou que os bens estão no nome do marido e constam na declaração conjunta do casal de 2002, antes de ela exercer cargo público.

Publicado na Edição de domingo 27/07/2008
No Jornal O Estado de S. Paulo (http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080727/not_imp212617,0.php)

Anônimo disse...

Anonimo das 15:50:
Eu já fui professor do sistema modular e sempre foi assim. O professor sá faz jus à gratificação de 100% (não sei se ainda é), se estiver desempenhando suas atividades de magistério no interior do estado, pois trata-se de um incentivo para que ocorra o deslocamento. No periodo de férias escolares se o mesmo não estiver nom interior não recebe, ou qualquer outra situação como licenças, etc.
Se o ano passado foi pago, acho que foi indevidamemente, se a Lei não mudou.
Quando não pude mais trabalhar no interior, pedi para ser transferido para escola da capital e deixei de imediato de receber a gratificação de deslocamento. Justo! Senão qual seria o sentido de o estado investir nesta gratificação?

Anônimo disse...

Conhecí o advogado Manoel Aroucha há muitos anos, no curso de Direito da UFPA. Arrimo de família, sempre cultivou as principais virtudes de um homem de maneira admirável: lealdade, honestidade, dignidade, amizade e, acima de tudo comprometimento. Nunca desanimou diante das dificuldades, nunca desistiu de seus sonhos, nem mesmo quando perdeu a maior de todas as batalhas de sua vida, quando da morte de sua mãe após mais de 20 anos lutando contra um câncer.
Ao deixar o trabalho na roça em sua terra natal, o Maranhão, vestiu-se de esperanças em uma cidade do interior do Pará, Itaituba. Foi percorrendo ano a ano a Transamazônica que se deparou com as dificuldades daqueles que vivem em municípios distantes, esquecidos pelas políticas públicas. As viagens nessa rodovia lhe inspiraram idéias políticas. Mas, aconselhado pela família, em meados de 90 veio para Belém realizar o sonho de ser um advogado. Entretanto, na UFPA,onde eu o conhecí, descobriu um outro sonho, o PT, e passou a dividir seu tempo e seus poucos recursos entre os livros de Direito e a militânca no PT. Testemunhei muitos sacrifícios do jovem estudante, como acordar em plena madrugada para afixar em postes e muros cartazes do eterno candidato a alguma coisa, Waldir Ganzer. Ainda não eram amigos, talvez Ganzer nem o conhecesse na época. Levava com ele primos, sobrinhos e amigos mais chegados. Tudo em nome da causa, em nome do sonho, como ele mesmo disse, em nome do PT. Como a causa dele não era a nossa, o sonho dele não era o nosso, não acompanhamos mais a trajetória dele nem de outros militantes, como o jovem Ibraim Rocha, hoje pomposo e orgulhoso Procurador Geral do Estado, que em meados de 93 era apenas um humilde estudante de direito, aspirante a escritor de contos, morador da Sacramenta? mas que também foi fisgado pelo sonho: o PT.
Bem, o comentario não é para fazer apologia aos pobres estudantes que foram trazidos aos bastidores do poder no governo do Estado e que aos poucos estão vendo seus sonhos se transformarem em pesadelo (o que será que houve com você Charles Alcântara, pra também sair do sonho??). É apenas uma reflexão sobre esse duelo de gigantes, essa luta de forças, que não está levando nosso PT a nenhum lugar.
Parece até que aqueles que nunca militaram entendem melhor o sonho do que nós. Que o diga o Fábio Castro (um teórico sem nenhuma habilidade política...petista....quando?? em París??) mas está substituindo com maestria a Fatinha, militante desde criança. E, finalmente, a reflexão é apenas uma pergunta. Se o sonho é nosso, por que não somos capazes de realizarmos nós mesmos, com unidade, com harmonia? Com Aroucha, sem Aroucha, 2010 está chegando e os tucanos se reproduzindo... A Prefeitura, já sabemos, não vamos levar, é de Duciomar ou da Valéria. Afinal, estávamos ocupados demais em nosso duelo de forças internas pra nos prepararmos para esta campanha.
E a nossa Ana, que nós elegemos pra cuidar da nossa gente, onde está ?

Anônimo disse...

É de uma cretinice atroz essa carta do Ex-diretor.

Anônimo disse...

Faltou ao sr. Aroucha explicar por que sua gestão na diretoria da SETRAN foi um fiasco. Obras nem iniciadas, parcimônias com as obras demandadas pelo PTP, estradas esburacadas e outras coisitas mais! Faça-me o favor! Além de mais governo, precisamos de mais competência administrativa entre os gestores.