quarta-feira, 23 de julho de 2008

DISTOPIA VIRTUAL

Excerto do artigo "Distopia virtual", de Thomaz Wood Jr, publicado na revisa Carta Capital que circula desde o último fim de semana:

“(...) A convivência intensa com websites, e-mails, orkuts, facebooks e youtubes está alterando o uso que fazemos da memória e interferindo em nossa atividade cerebral. As novas mídias provêem informações e ainda influenciam a forma como refletimos sobre o que vemos e lemos. Temos cada vez mais dificuldade para enfrentar textos longos e densos. Concentração e contemplação tornaram-se capacidades raras. A atenção se dispersa, os olhos lacrimejam, a cabeça pesa. Estamos nos acostumando a pensar em soluços, em ziguezague (...)”.

Recomendo a leitura (clique aqui)

4 comentários:

Anônimo disse...

Por isso eu não dispenso um bom livro! Acabei de ler Malinche, de Laura Esquivel e comecei a ler "Entre Dois Palácios", de Nagib Mahfuz. Recomendo os dois!

Anônimo disse...

Antes creditávamos esses efeitos à depressão. Hoje, em função clara da pós-modernidade, chegam aos saudáveis os efeitos da vida em fragmento. Charles, nessa linha, sugiro assistires à trilogia Qatsi do Godfrey Reggio: Koyaanisqatsi: Life out of balance(1983; Powaqqatsi (1988) e Naqoyqatsi (2002).
Só vi os dois primeiros. Sao deslumbrantes, com música magistral de Phillip Glass. Não perca. Abraços. Marcos Damasceno.

Charles Alcantara, disse...

Grato pela dica, Marcos J
Abs

blog do bacana-marcelo marques disse...

Sucesso no seu blog caro Charles, só hoje pude ler. É sempre bom ter gente inteligente como você fazendo parte deste espaço.
abraços