quarta-feira, 23 de julho de 2008

"LISTA SUJA" NÃO É IGUAL A CANDIDATO "SUJO"

Anunciada com pompa e circunstância, a “lista suja” da Associação dos Magistrados do Brasil – AMB, independentemente da polêmica jurídica que está suscitando entre os especialistas acerca de sua constitucionalidade, revela outro aspecto extremamente preocupante e que não diz respeito ao mundo jurídico. Trata-se da inclusão de ações penais instauradas por motivação política.
O legítimo argumento de manter o distinto público informado sobre a vida dos candidatos, propalado pela AMB, corre o sério risco de servir de instrumento de manipulação da opinião pública.
A despeito da opinião daqueles que, em favor dos critérios contidos na lista, alegam que cabe à própria sociedade julgar o mérito e a gravidade da ação penal e a história de cada candidato, sabemos que a simples presença ou ausência na lista, adjetivada de “suja”, grava a pessoa como “suja” ou “limpa”.
Há muito mais manipulações no curso de uma ação penal, desde a fase do inquérito policial até o julgamento da ação, do que possa supor o raciocínio simplista de quem acredita que a lei é igual para todos.
Não se trata de negar que a candidata à prefeitura de Belém, Marinor Brito (PSOL), por exemplo, não responde à ação penal conforme consta da tal lista da AMB. O que não se pode, contudo, é atribuir a alguém com a sua história de luta dedicada às causas populares a pecha de “candidata suja”.
Um dos paradoxos da modernidade está na coexistência da avalanche de informações de livre acesso ao público com a busca incessante pela informação cada vez mais condensada, curta e pronta para o rápido consumo.
Esta combinação entre muita informação e informação rápida e atomizada é um dogma da mídia comercial, especialmente da linguagem utilizada na televisão.
Ao distinto público a informação chega pronta e acabada, quase sem margem para interpretação diferente: Candidato X é sujo por que está na lista suja.
A contrário senso: Candidato Y é limpo por que não consta da lista suja.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito do título do post. Perfeito.
VPF