quinta-feira, 24 de julho de 2008

O DESAFIO DE MÁRIO

Sem contar com a presença de Lula em Belém – o maior cabo eleitoral das eleições municipais – e, diante do momento desfavorável do governo estadual perante o eleitorado da capital, a estratégia da campanha de Mário Cardoso tende a combinar:
1. Retomada dos programas sociais do período em que o PT comandou a prefeitura de Belém, extintos por Duciomar (PT e PSOL disputam este legado. Mário leva vantagem em razão do tempo de televisão e da desistência de Edmilson);
2. Fixação da idéia de que ele – Mário - é do PT, o mesmo partido do presidente, o que lhe permite dizer que é o legítimo candidato do presidente (essa idéia também será explorada à exaustão por Priante com o propósito de, no mínimo, deixar o eleitor em dúvida);
3. Propaganda maciça, em decorrência do item anterior, dos programas do governo Lula em favor do povo do Pará e de Belém, vinculando-os à idéia de que Mário Cardoso ampliará o alcance desses programas.

De resto, o papel reservado à militância petista persiste em seu curso declinante, diante de campanhas eleitorais cada vez mais televisivas e mercantilizadas.
O PT cede à lógica - que nega a sua cultura política e o seu ideário – do pragmatismo eleitoral, que substitui gradualmente o militante, convicto, devotado e voluntário, pelo cabo eleitoral e, com isto, vai se igualando aos demais partidos nas disputas eleitorais.
O maior desafio de Mário Cardoso será ativar o protagonismo da militância petista, num período em que é visível o seu esmorecimento.
No mais, "cebo nas canelas" e "gogó afiado".

5 comentários:

Anônimo disse...

Quando, no auge do mensalão, figuras importantes do PT afirmaram sobe a necessidade de refundação do PT, estavam certíssimos. Muita gente entrando sem qualquer critério, a não ser o de densidade eleitoral. A eleição passou a ser o fim e não um meio.
As disputas internas estão se desenvolvendo sem qualquer pudor. Liderança petista e da Democracia Socialista vem tentando firmar seu nome em todo o Estado à custa da cooptação de integrantes de ooutars tendências ou de grupos da DS, em troca de financiamento de campanhas eleitorais a cargos proporcionais.
Feio, muito fei, não acha?

Anônimo disse...

O grande problema que o companheiro Mário vaiu enfrentar nestas eleições chama-se Paulo Roberto Galvão da Rocha,que está unha e carne com o Jader Barbalho e outras figurinhas do PT,doidos para arrebentarem com o Governo da ANA JÚLIA.Mas e3spero do fundo do coração que todo militante PETISTA que ficou puto da vida com o "MENSALÃO" saia para as ruas com muita disposição para elegermos MÁRIO e com isso dar um bom PONTAPÉ na BUNDA desta turma,que acha que só as suas vontades,tem de serem aceitas.

Anônimo disse...

Sabe o que o professor Mário precisa?
Fugir da Ana Júlia como o diabo foge da cruz...
E muita reza.

Charles Alcantara, disse...

Caro Anônimo das 17:03,
A despeito das diferentes teses que as conformam, as práticas e métodos têm nivelado, por baixo, as correntes internas do PT.
Todas acusam-se reciprocamente dos mesmos pecados.

Anônimo disse...

Corre, Mário, corre !