terça-feira, 29 de julho de 2008

O DIA SEGUINTE...

Instado pelos comentários publicados neste blog e no blog do Juca – a quem agradeço mais uma vez a deferência – em resposta à minha avaliação pessoal sobre os elementos que podem ajudar a explicar o momento desfavorável do governo de Ana Júlia, declaro o seguinte:
1. A minha avaliação é apenas a minha avaliação – com perdão da redundância – e, como tal, uma visão parcial do fenômeno, pois toda visão pessoal é essencialmente parcial e limitada. Há, portanto, outras incontáveis versões acerca do assunto, todas legítimas. A sabedoria está em saber integrá-las para produzir novas sínteses;
2. É óbvio que a minha interpretação sobre a fase por que passa o governo está contaminada – no bom sentido – por minhas convicções, princípios, valores e pela minha vivência no PT e no governo;
3. Orgulho-me de ter coordenado a campanha de Ana Júlia e de ter colaborado com o seu governo e, ao contrário de sentir-me constrangido ou impedido de falar sobre os seus rumos, seus erros e virtudes, seus limites e possibilidades, julgo-me legitimado a fazê-lo, desde que o faça com honestidade e respeito;
4. As minhas opiniões expostas ao público, creiam, são coerentes com as opiniões que defendia quando estava no governo e isto lhes oferece uma pista para compreender a minha saída. A diferença fundamental está no fato de que, agora, as minhas opiniões são publicadas; antes, por imperativo ético, as opiniões eram debatidas no âmbito estrito do governo;
5. Advirto-lhes, contudo, que não cederei à tentação de valorizar as especulações sobre a minha saída, pois há temas infinitamente mais importantes para serem tratados. A minha estada no governo faz parte do passado e costumo viver em paz com o passado;
6. Por outro lado, o fato de não fazer mais parte da equipe de governo não me afasta de minhas responsabilidades, como cidadão e militante do PT, com os seus rumos, razão pela qual seguirei em meu firme compromisso de atuar para que essa conquista coletiva – que é o governo estadual – honre a nossa história e o legado de gerações de lutadores sociais;
7. As coisas que não voltam nunca mais precisam ser tratadas com atenção redobrada. E há pelo menos três, segundo um famoso provérbio chinês: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida. E o governo do Pará é essa oportunidade que temos nas mãos;
8. Confesso-lhes que me afetou um comentário segundo o qual eu tenho sido melhor blogueiro do que fui chefe da Casa Civil. Talvez faça sentido. Fundamental mesmo é ser sujeito ativo do nosso tempo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Caro Charles, � muito triste ver uma analise t�o realista e pass�vel de ser aplicada, sendo discutida apenas aqui fora, o que mais me preocupa � ter a certeza de que a pessoa que deveria, ler , analisar, aplicar essas reflex�es e avalia�es, n�o teve essa capacidade... o que ocorreu Charles? ser� que naquela ocasi�o(chefia) voc� n�o foi t�o explicito?, ou ninguem prestava a aten�o nas "aulas"?
Um abra�o

Unknown disse...

Junto com os agradecimentos, torço para que seja reconhecida a parte mais importante do post, a que lhe confere uma condição ímpar, Charles, que me permito reproduzir:

"Que bela contribuição está dando o Charles para a compreensão do Governo Ana Júlia.Ficamos devendo essa a ele."

Quanto a boutade da comparação entre "os Charles", já fui informado que vc não trocava de celular, e sim de aparelho, por questões de segurança. Além do que é normal que o "ex Charles" tivesse menos disponibilidade que o atual.
Isto será motivo de um post amanhã, no Quinta.
De qualquer modo, com todo o respeito a função de Chefe da Casa Civil, observo que ser um bom blogueiro não é pra qualquer um.
Somos poucos...rs.
Abs

Charles Alcantara, disse...

Olá Juca,
É verdade. Hoje tenho mais tempo e possibilidades para escrever, bater papo num bar, sair com a prole e, por que não, retornar todos os telefonemas...não que eu esteja me lamentando do que passei, pois tudo valeu a pena.
Quanto a você incluir-me entre os bons blogueiros é pura generosidade sua.
Um grande abraço.

Anônimo disse...

A melhor roupa que os humanos podem vestir é a LIBERDADE - Esse modelito cai muito bem em você. E quanto a essa possibilidade do bar (rs..) convido para uma "bazada" em Capanema. Teremos muitos bons goles a conversar. O seu blog me alimenta de esperança sobre a espécie humana. Abraço amigo; você está muito bem vestido!

Anônimo disse...

Pra quem gosta de política, teu blog é prato cheio, tem até Lula nele... rsrsrs (podre essa).
Sabe o que mais me impressiona? É o seu português, o seu domínio com as palavras.

Continue escrevendo daí que eu continuo lendo daqui.

Gazolla

Charles Alcantara, disse...

Grato, Marcelo!
Grato, Gazolla!